A Não-Consulta e a Auto-Medicação com Terapias Naturais

Salmos 139: 13 - 16

Pois tu produziste os meus rins; Mantiveste-me abrigado no ventre da minha mãe.

14 Eu te louvo porque fui feito maravilhosamente, de um modo espantoso.

Tuas obras são maravilhosas, Eu sei disso muito bem.

15 Meus ossos não estavam escondidos de ti. Quando fui formado em secreto, Quando fui tecido nas profundezas da terra. 16 Teus olhos até mesmo me viram quando eu era um embrião; Todas as partes dele estavam escritas no teu livro. Com respeito aos dias em que foram formadas, Antes de existir qualquer uma delas.

A Associação dos Terapeutas Adventistas juntamente com sua diretoria e assembleia,  tem sido advertida diariamente pelo número crescente de muitos irmãos e amigos pela procura de solução “rápida” e “natural” para seus problemas de saúde. 'Dr Guilherme Ramos do Advento Serviços Médicos' escreveu um artigo com titulo acima, esta tem sido nossa principal preocupação, tratamentos naturais sem responsabilidade.
Dr Guilherme Ramos Expos a seguinte preocupação:
E nenhum exame ou procedimento nos dá 100% de certeza de nada. O que fazemos é lidar com a probabilidade, o tempo, as evoluções, as respostas clínicas e os prognósticos. Se avaliando o melhor possível, com tempo hábil e condições favoráveis, já existem erros, imagina o que aconteceria se for feito apressadamente, sem o devido critério e anamnese (avaliação terapêutica)... Existem até mesmo estatísticas mostrando como o erro médico é causa importante de morbimortalidade. Por isso pedir “consulta” a distância é tão perigoso. Mesmo as terapias naturais tendo menor toxicidade e menor incidência de efeitos colaterais/adversos ainda assim eles existem.

E não se trata apenas disso. Resistência terapêutica por exemplo. Pense em antibióticos. 70% dos antibióticos consumidos no mundo são usados na veterinária, e mesmo sem prescrição. Inclusive misturados com alimentos dos animais. Resultado disso: bactérias cada vez mais resistentes e com difícil controle, flora bacteriana (como o Bifidobacterium produtor de vitamina B12) E isso está afetando gradativamente nosso país. Não pense que os antibióticos naturais (como o mel, o vinagre de maçã, o açafrão, o alho, a pimenta, a tansagem, a cebola, o limão, etc) não podem desenvolver resistência.

Raciocínio semelhante temos quando falamos de tolerância (adaptação a presença de um substância que ao longo do tempo exige maiores concentrações para fazer o mesmo efeito.

Para fazer automedicação, tem que ter certos conhecimentos.

Como dito embora os tratamentos naturais tenham menos efeitos colaterais e menos efeitos tóxicos, nem por isso o uso é livre ou indiscriminado. Para lidar com saúde é necessário uma atitude mais criteriosa. A perda da integralidade e complexidade da pessoa, é outro problema da automedicação (mesmo com medicações naturais), pois ao invés de se tratar a causa, muitas vezes vamos apenas atrás dos sintomas, e não consideramos o todo que é o ser humano e o contexto em que vive. Isso também tem efeitos ruins. Uma pessoa que tem insônia, e quer apenas tomar essência da raiz do alface, ou ainda valeriana, ou mesmo mulungu e não avaliar transformar todo o estilo devida (alimentação estimulante; uso de estimulantes visuais em excesso e em horários inapropriados a nossa fisiologia - como TV e smartphone antes de dormir; trabalhar com as preocupações e ansiedade; sedentarismo; etc) está apenas deixando para depois e possivelmente aumentando a dimensão do problema. Isso vale tanto para tratamentos naturais quanto convencionais.

Saúde é complexo e amplo. Não é imediatismo.

O melhor é ter vínculo terapêutico (ir consultar) com um bom terapeuta (seja convencional, como um bom médico, seja um bom terapeuta naturopata).

Se puder unir os dois ainda melhor. Quando a pessoa se vincula a um serviço instituição tem muitas vantagens:
1) Ser atendida com amor, já tem efeito terapêutico importante;

2) Um diagnóstico mais preciso, e uma terapêutica mais individualizada pode ser assistida;

3) Diminui a exposição a tratamentos desnecessários;

4) Diminui a tolerância e redução da eficiência dos tratamentos (especialmente as combinações desnecessárias);

5) Diminui o tempo de espera para se optar por alternativas terapêuticas caso o tratamento inicial não tenha o efeito esperado (o que é muito comum, não importando qual tratamento ou terapeuta estejamos falando);

6) Ter contato com outras pessoas com situações semelhantes, o que motiva para as mudanças necessárias, aumento vinculo e confiança com o terapeuta e oferece oportunidade de consolidar boas amizades;

7) Oferece tratamento mais amplo e muitas vezes multiprofissional, dentre outras. Importante avaliarmos até onde vale a pena mantermos a correria cotidiana, e para algo tão importante como a saúde, não darmos a atenção devida.
Passar tratamento sem uma prévia consulta terapêutica ou médica é falta de responsabilidade com o corpo humano que nosso Deus tem tanto zelo.
Se o profissional fazer o certo, educaremos um povo!